Realização do trabalho social no bairro, em parceria com as instituições governamentais e com o setor privado, a viabilização dos espaços para implantação/complementação de infraestrutura (realocação e reassentamento) e a construção de equipamento social.
Proposta
25 nov
Realização de curso sobre gestão financeira dos projetos sociais.
Proposta
25 nov
Formação sobre uso e acesso às mídias e inclusão digital.
Proposta
25 nov
Articulação com instituições públicas, privadas, e as universidades, para o estabelecimento de parcerias sustentáveis, acesso a políticas públicas.
Proposta
25 nov
Revitalização do Festival de Quadrilhas na ZEIS.
Proposta
25 nov
Criação de um programa de capacitação e políticas de incentivo à qualificação, difusão e efetivação da ação dos que representam as instâncias de controle social da política urbana na ZEIS Moura Brasil.
Proposta
25 nov
Realização de capacitação das lideranças representativas dos condomínios verticalizados sobre a gestão condominial, organização, o funcionamento, a legislação e as normas de convivência coletiva.
Proposta
25 nov
Realização de um programa de educação ambiental com o objetivo de incentivar práticas de cuidado com o meio ambiente e com os equipamentos de uso coletivo implantados pelo PIRF.
Proposta
25 nov
Capacitação sobre organização dos condomínios nos empreendimentos de verticalização, com a construção de apartamentos; novas regras de convivência para facilitar as relações de sociabilidade entre os moradores.
Proposta
25 nov
Realização de curso sobre plantas medicinais.
Proposta
25 nov
Realização de capacitação para os jovens na área da comunicação popular na perspectiva dos direitos humanos para criação de novos comunicadores sociais.
Proposta
25 nov
Realização de capacitação para as mulheres.
Proposta
25 nov
Realização de cursos voltados para artes e artesanato.
Proposta
25 nov
Formação sobre as normatizações PIRF da ZEIS Moura Brasil.
Proposta
25 nov
Formação para o trabalho voltada para estímulo à economia criativa, ao associativismo e empreendedorismo a partir do fortalecimento das potencialidades e talentos existentes na ZEIS.
Proposta
25 nov
Formação sobre temas relevantes no cotidiano dos moradores como violência urbana, racismo, sexismo e direitos humanos.
Proposta
25 nov
Formação sobre segurança pública e policiamento comunitário com o propósito de garantir que jovens e outros grupos não sofram abordagens violentas e o direito de participação e cidadania.
Proposta
25 nov
Estabelecer acordo entre os governos municipal, estadual e o Conselho Gestor da ZEIS Moura Brasil para o cumprimento do PIRF.
Proposta
25 nov
Firmar parcerias com o poder público e a UECE para assegurar a efetivação do Programa de Educação e do Componente de Educação Ambiental e Sanitária do PIRF.
Proposta
25 nov
Firmar parcerias com as universidades e ONGs para realizar oficinas de jornalismo, fotografia, cinema, música, dentre outras, que envolvam os moradores, para apoiar jovens aspirantes a jornalistas em suas comunidades, como geradores de conteúdos e narradores de suas próprias histórias, fazendo com que estes expressem as suas vidas e dos demais moradores para outros sujeitos sociais.
Proposta
25 nov
Articular parceria estratégica de ordem econômica, cultural e de educação profissional junto à Escola de Gastronomia e Hotelaria Estação das Artes no Moura Brasil com o SENAC/FECOMERCIO.
Proposta
25 nov
Construir canais de comunicação alternativos para veicular os acontecimentos e as informações sobre o que há de melhor referido à ZEIS do Moura Brasil. A exemplo do programa de rádio, mídias sociais, produção de documentário, de modo a democratizar informações (WhatsApp, Instagram, Facebook etc.).
Proposta
25 nov
Garantir interação com o site que será desenvolvido pelo IPLANFOR que contará com importantes informações como: regimento interno, calendário das reuniões, nomes dos conselheiros, entre outras informações a respeito do funcionamento e da estrutura do Conselho, além de disponibilizar os documentos internos (como atas e regimentos), além dos nomes e contatos dos conselheiros.
Proposta
25 nov
Formação sobre formas de participação, representação e democracia para as lideranças e ativistas da ZEIS.
Proposta
25 nov
Áreas identificadas na Figura 52 do Plano Urbanístico não são passíveis de ocupação, sendo essas compostas pelas áreas públicas de lazer (praças) já existentes, pelas novas áreas propostas no Plano Urbanístico e pelas áreas que apresentam risco morfodinâmico, de acordo com o Diagnóstico Físico-ambiental.
Proposta
25 nov
Caso seja comprovada a necessidade do reassentamento dos imóveis mapeados, as famílias que ocupam esses espaços deverão ser reassentadas prioritariamente dentro dos limites da comunidade.
Proposta
25 nov
As áreas remanescentes da retirada dos imóveis reassentados devem se tornar novas áreas públicas de lazer.
Proposta
25 nov
Seguir a proposta de novo parcelamento contida no PIRF.
Proposta
25 nov
Definir vias internas como vias locais.
Proposta
25 nov
Readequação das dimensões mínimas das calçadas do sistema viário local.
Proposta
25 nov
Seguir a proposta de hierarquização viária contida no PIRF.
Proposta
25 nov
As vias pedonais e as vias compartilhadas, que apresentam um mesmo nível de piso, devem ser pavimentadas com piso intertravado de concreto, devido à sua permeabilidade, durabilidade e fácil manutenção. As vias do tipo 01, local reduzida e local, quando o leito carroçável não estiver pavimentado, devem ser recobertas, preferencialmente, com piso em pedra rústica (pedra tosca irregular), a fim de manter uma porcentagem de permeabilidade do solo e contribuir para a diminuição do desconforto térmico, se comparada com vias que possuem pavimentação asfáltica que absorvem calor.
Proposta
25 nov
Todos os imóveis localizados na área de intervenção deverão ser contemplados com ligações domiciliares (padrão CAGECE) interligadas à rede de distribuição de água tratada, alcançando índice de atendimento de 100%.
Proposta
25 nov
Quanto à rede coletora de esgoto, A partir das cotas de greide dos eixos das ruas, devem ser estabelecidos o sentido do escoamento de cada trecho e a escolha do tipo de soluções para a rede coletora.
Proposta
25 nov
As ligações domiciliares obedecerão ao modelo adotado pela CAGECE e serão feitas com a utilização de “Selim” do tipo elástico, quando a ligação for em rede DN 150, ou do tipo soldável, quando a ligação for em rede com DN maior ou igual à 200 mm.
Proposta
25 nov
Após o dimensionamento hidráulico, o projeto deverá ser confrontado com as demais infraestruturas existentes (rede de água, drenagem, gás, rede elétrica, dados etc.) para verificar a interferência da rede coletora com as redes supracitadas.
Proposta
25 nov
Local destinado a realizar atividades artísticas, geradoras de renda, cursos diversificados, palestras e grupos de discussão.
Proposta
25 nov
As obras de drenagem devem ser precedidas da elaboração do projeto executivo, que consiste na verificação da capacidade hidráulica dos dispositivos de drenagem existentes nas ruas e avenidas. É necessário observar os elementos existentes e sua condição de funcionamento, propondo medidas corretivas ou concebendo novo sistema de modo a garantir a segurança da área no que se refere a inundações.
Proposta
25 nov
Sugere-se que o monitoramento seja realizado durante as obras do metrô e após a conclusão dele, por um período mínimo de um ano. Caso as edificações apresentem agravamento nos deslocamentos, esses imóveis devem ser desocupados para a realização de uma avaliação específica.
Proposta
25 nov
Alargamento de vias estreitas para alcançar padrão mínimo de 1,20m.
Proposta
25 nov
Realocação de 48 imóveis lindeiros a vias estreitas.
Proposta
25 nov
Realização de estudo com estratégias de moradias provisórias e de aluguel social para abrigar, de forma temporária.
Proposta
25 nov
Após as intervenções propostas no Plano Urbanístico, o deficit habitacional da ZEIS Moura Brasil será de 49 UH, quando não necessária remoção dos imóveis inseridos em área detectada com risco morfodinâmico (cenário 01), e de 154 UH, quando acrescidos da demanda dos imóveis em área de risco morfodinâmico que necessitam de reassentamento (cenário 02).
Proposta
25 nov
Implementação da Lei de Assistência Técnica à Moradia de Interesse Social (Lei Federal 11888/2008).
Proposta
25 nov
Aberturas de janelas para possibilitar a ventilação cruzada e a entrada de luz.
Proposta
25 nov
Abertura no telhado, no caso de casas geminadas, pois permite tanto a circulação de vento quanto a iluminação zenital, que pode ser do tipo shed (uma única abertura) ou lanternim (duas aberturas).
Proposta
25 nov
Organização interna da edificação como integração da sala com a cozinha para arejar o ambiente e torná-lo mais amplo.
Proposta
25 nov
Utilização de cobogós para facilitar a entrada e a saída da ventilação e da iluminação.
Proposta
25 nov
Elevação do pé direito da residência, que promove maior circulação de ventilação.
Proposta
25 nov
Utilização de telhas translúcidas, que melhoram a iluminação, e utilização de telha claraboia, que melhora a ventilação e a iluminação.
Proposta
25 nov
Encaminhamento das águas pluviais através de instalação correta nas residências.
Proposta
25 nov
Impermeabilização do local onde ocorre infiltração nas residências.
Proposta
25 nov
Construção de parede dupla nas residências geminadas.
Proposta
25 nov
Implantação de revestimento adequado em áreas molhadas das edificações.
Proposta
25 nov
Aplicação de reboco nas edificações em alvenaria crua.
Proposta
25 nov
Formação para as instâncias de controle social das políticas sociais existentes na ZEIS.
Proposta
25 nov
Deve ser realizada uma reforma estrutural nos elementos que apresentam necessidade.
Proposta
25 nov
Melhorias Habitacionais de banheiros.
Proposta
25 nov
Melhorias Habitacionais nos telhados e cobertas.
Proposta
25 nov
Utilização dos Vazios Urbanos próximos a ZEIS Moura Brasil para suprir o déficit habitacional.
Proposta
25 nov
Implantação de equipamento público no equivalente a dois apartamentos térreos em edificação da área de remanejamento da Rua da Saudade (ver a localização mencionada na Figura 93 - Área de realocação).
Proposta
25 nov
Melhoria e delimitação do acesso da Rua Januário à Rua Interna (Figura 100), necessidade verificada no diagnóstico pela falta de acessibilidade e presença de esgoto a céu aberto.
Proposta
25 nov
Readequação de áreas de convívio e contemplação localizadas na Rua Interna.
Proposta
25 nov
Implantação de calçadão para pedestres na Rua Interna (Figura 101 do Plano Urbanístio).
Proposta
25 nov
Limpeza e manutenção da vegetação da encosta entre a Rua Interna e a Avenida Presidente Castelo Branco.
Proposta
25 nov
Implantação de rampa de manutenção da escada de acesso ao passeio na Avenida Presidente Castelo Branco e ao calçadão da Rua Interna.
Proposta
25 nov
Reestruturação/urbanização da praça localizada na esquina da Rua do Trilho com Travessa da Saudade.
Proposta
25 nov
Duas novas áreas de praça, referentes aos lotes 19 e 10 das quadras 12 e 15, respectivamente.
Proposta
25 nov
Centro comunitário (cultural e social) que permita o contato entre diferentes grupos pertencentes à comunidade.
Proposta
25 nov
Criação de espaços nos quais pessoas que normalmente estariam separadas dentro da comunidade se reúnam e discutam, organizem-se e atuem em questões de interesse comum, tais espaços são áreas abertas, que serão compartilhadas para ensaio de quadrilhas junina, de bloco carnavalesco, dentre outras.
Proposta
25 nov
Criação de espaços nos quais pessoas que normalmente estariam separadas dentro da comunidade se reúnam e discutam, organizem-se e atuem em questões de interesse comum, tais espaços são áreas abertas, que serão compartilhadas para ensaio de quadrilhas junina, de bloco carnavalesco, dentre outras.
Proposta
25 nov
Formação sobre elaboração de projetos sociais.
Proposta
25 nov
Fórum Permanente da ZEIS Moura Brasil com a função de exercer as ações de controle social, por meio do acompanhamento e monitoramento de todas as obras implantadas (nas etapas de pré-contratação, pré-obras, obras e pós-obras). Terá como finalidade desenvolver novas formas de gestão pública por meio da participação, visando ao bem comum da ZEIS.
Proposta
25 nov
Criar Comissões de acompanhamento das obras do PIRF.
Proposta
25 nov
Aprimorar a relação entre os moradores, as representações políticas junto ao Sistema Metropolitano de Transporte - Metrofor.
Proposta
25 nov
Criar organizações representativas dos moradores dos condomínios.
Proposta
25 nov
Mapear, sistematizar e divulgar os projetos sociais desenvolvidos pelas organizações comunitárias da ZEIS.
Proposta
25 nov
Propor debates, consultas e audiências públicas de assuntos relevantes para o desenvolvimento da comunidade.
Proposta
25 nov
Representação dos grupos e coletivos de mulheres no Fórum Permanente da ZEIS Moura Brasil, como uma comissão com o trabalho em rede articulado com a política pública voltada para as mulheres e os movimentos sociais de defesa dos direitos das mulheres.
Proposta
25 nov
Formação de grupo de mulheres para discussão de gênero e literatura junto ao curso de Medicina da UFC.
Proposta
25 nov
Uso de sites e redes sociais para informar sobre os direitos das mulheres na ZEIS.
Proposta
25 nov
Possibilitar às mulheres envolvidas encontrarem novas ideias e oportunidades, inclusive de geração de trabalho e renda, estímulo ao empreendedorismo, dentro e fora da ZEIS.
Proposta
25 nov
Articulação política com os Laboratórios, Núcleos de estudo e atendimento às mulheres nas universidades.
Proposta
25 nov
Estabelecer parceria com o Projeto “Mulher Ativa”, da UNIFAMETRO, voltado para capacitação na área do empreendedorismo e formas de economia solidaria, como participação em feiras.
Proposta
25 nov
Representação dos grupos e coletivos de jovens no Fórum Permanente da ZEIS Moura Brasil.
Proposta
25 nov
Proposição de editais específicos para financiar as organizações de jovens, mulheres, conselho de políticas públicas, associações de moradores das ZEIS, nas áreas de educação, esporte, cultura e lazer.
Proposta
25 nov
Criação e manutenção de sites e redes sociais pelos próprios jovens para informar sobre o PIRF e articulação com os sites dos órgãos governamentais voltados para a ZEIS.
Proposta
25 nov
Participação em editais para garantir autonomia das organizações existentes e fortalecimento institucional.
Proposta
25 nov
Fortalecimento da intersetorialidade das políticas públicas voltadas para os jovens na ZEIS.
Proposta
25 nov
Incentivar a formalização de pequenos negócios das comunidades para viabilizar o crescimento de empreendimentos e promover a criação de ofertas de empregos formais nas regiões.
Proposta
24 nov
Ofertar cursos de educação financeira para empreendedores das regiões, através das instituições do sistema S, com foco na ascensão da saúde financeira desses empreendimentos, promovendo o crescimento e a sobrevivência dos negócios locais.
Proposta
24 nov
Ofertar palestras do SINE-IDT com o intuito de promover a educação de moradores da ZEIS para o uso do aplicativo SINE-FÁCIL, reduzindo os custos de deslocamento até as unidades do SINE, em busca de empregos, já que pelo aplicativo a população pode se candidatar às vagas e acompanhar as ofertas de empregos atuais.
Proposta
24 nov
Levantamento das necessidades de força de trabalho local e do perfil de jovens ingressantes no mercado de trabalho para ofertas de cursos profissionalizantes que atendam a essa demanda.
Proposta
24 nov
Atuação de unidades móveis do SENAI com ofertas de cursos profissionalizantes na localidade da ZEIS.
Proposta
24 nov
Focar no empreendedorismo local com distribuição de kits básicos de matérias primas para novos empreendedores que tenham realizado cursos e elaborado propostas de seus empreendimentos.
Proposta
24 nov
Realização de ações motivacionais para jovens, no intuito de mantê-los assíduos nos cursos ofertados, com a finalidade de concluir a formação de novos profissionais para o mercado.
Proposta
24 nov
Focar na capacitação de jovens moradores da ZEIS para o empreendedorismo, criando oportunidade de negócios que atendam às demandas do mercado atual, com baixo custo fixo e amplo uso de tecnologias.
Proposta
24 nov
Promover a criação de cooperativas e associações empreendedoras por jovens que tenham como foco o suprimento de demandas sociais locais e a sustentabilidade.
Proposta
24 nov
Desenvolver parcerias com as unidades do sistema S e o Banco do Nordeste (BNB) em busca de apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento dos negócios locais.
Proposta
24 nov
Promover o desenvolvimento de uma cultura local, que tenha como base a valorização social, educacional e ambiental, através da criação de projetos sociais idealizados pelos moradores da ZEIS.
Proposta
24 nov
Difundir o Crediamigo com o intuito de ampliar o número de financiamentos de pequenos negócios, com a finalidade de promover o investimento de capital no empreendedorismo local e com isso aumentar as chances de crescimento destes empreendimentos.
Proposta
24 nov
Criar um espaço de Coworking voltado para área da educação onde as pessoas da comunidade que trabalhavam com ensino possam utilizar para fazer cursos, compartilhando o custo de manutenção entre os próprios educadores.
Proposta
24 nov
Engajar as pessoas da comunidade em uma atividade que gere trabalho e renda, estruturando um modelo de cooperativa voltada para o artesanato, capacitando as pessoas para produção e venda de peças.
Proposta
24 nov
Atualização do geoprocessamento do território das ZEIS.
Proposta
24 nov
Reconhecimento de aspectos territoriais especiais relevantes, sobretudo aqueles que apresentam situações cujas medidas de intervenção de caráter ambiental e urbanístico, específico e minucioso, são exigidas.
Proposta
24 nov
Planejamento do cadastro socioeconômico e fundiário das famílias e seus imóveis residenciais.
Proposta
24 nov
Sistema de informação geográfica com todas as informações referentes aos lotes residenciais, matrículas dos imóveis e condições urbanísticas e ambientais.
Proposta
24 nov
Informações cartoriais, como sistema de informação geográfica e banco de dados específico dos dados cartorários, com atualização constante, referentes ao registro e matrículas dos imóveis no território das ZEIS.
Proposta
24 nov
Identificação de todos os conflitos fundiários urbanos por meio da pesquisa territorial em campo, nos registros do sistema judiciário e nos registros públicos municipais.
Proposta
24 nov
Monitoramento das situações de risco de desastres ambientais e tecnológicos por meio dos registros oficiais e dos estudos técnico-científicos relacionados ao assunto.
Proposta
24 nov