Desenvolvimento e execução dos projetos habitacionais para reassentamento e realocação das famílias-alvo da regularização a fim de promover a produção habitacional, em quantidade e qualidade adequada à demanda.
Proposta
24 nov
Elaboração de propostas urbanísticas com plantas e memoriais em conformidade com o Plano Urbanístico do PIRF.
Proposta
24 nov
Elaboração de propostas de Sistema Viário, promovendo a adequada mobilidade e acessibilidade através da padronização de calçadas e da elaboração de uma nova hierarquização viária.
Proposta
24 nov
Elaboração de proposta de Sistema de Espaços Livres, promovendo melhorias e a articulação entre os espaços urbanos públicos.
Proposta
24 nov
Elaboração de proposta de ampliação de rede de esgotamento sanitário.
Proposta
24 nov
Elaboração de Projeto de Drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.
Proposta
24 nov
Elaboração de proposta de ampliação (nova ou existente) da rede de equipamentos sociais de saúde.
Proposta
24 nov
Elaboração de proposta de ampliação da rede de equipamentos sociais de ensino.
Proposta
24 nov
Ampliação da rede de equipamentos de assistência social.
Proposta
24 nov
Desenvolvimento de programas de educação ambiental através da realização de oficinas, palestras, formação, tratando de temas ligados ao descarte de lixo, à preservação de recursos naturais da comunidade, corresponsabilizando-a pela qualidade ambiental do território (ver Caderno de Geração de Trabalho e Renda).
Proposta
24 nov
Preservação das áreas de relevância ambiental e paisagística mediante controle de novas ocupações, aplicação de normas e de instrumentos urbanísticos e de fiscalização.
Proposta
24 nov
Mitigação e urbanização de áreas passíveis de risco e não edificadas a fim de coibir a ocupação.
Proposta
24 nov
Urbanização da Zona de Preservação Ambiental de modo a coibir novas ocupações.
Proposta
24 nov
Aquisição, pelo poder público, dos imóveis vazios considerados neste Plano como prioritários para o reassentamento dos moradores em processo de regularização fundiária.
Proposta
24 nov
Execução dos projetos habitacionais para reassentamento e realocação das famílias-alvo da regularização a fim de promover a produção habitacional em quantidade e qualidade adequada.
Proposta
24 nov
Aquisição de terreno para alocação temporária das famílias que passaram por realocação dentro da própria comunidade.
Proposta
24 nov
Criar mecanismos de comunicação para intensificar a transmissão de informações acerca das atividades desenvolvidas.
Proposta
24 nov
Promover articulação entre as associações.
Proposta
24 nov
Constituir núcleos das associações existentes no bairro em cada um dos microterritórios.
Proposta
24 nov
Resgatar as associações de moradores anteriormente existentes.
Proposta
24 nov
Unir as lideranças.
Proposta
24 nov
Estimular a criação de associações vinculadas a movimentos culturais e artísticos.
Proposta
24 nov
Qualificar as organizações comunitárias no interior dos movimentos sociais para o manejo das instâncias de controle e gestão social.
Proposta
24 nov
Criar organismos representativos da população em grupos sociais e/ou comissões de interesses e identificação de entidades parceiras.
Proposta
24 nov
Conhecer o processo de organização dos condomínios e empreendimentos verticalizados.
Proposta
24 nov
Formalizar e legalizar as entidades representativas da comunidade.
Proposta
24 nov
Criar mecanismos de comunicação para intensificar a transmissão de informações acerca das atividades desenvolvidas pelas associações.
Proposta
24 nov
Reunir os diversos líderes para que eles, juntos, possam movimentar toda a comunidade.
Proposta
24 nov
Promover associações ligadas a movimentos culturais e artísticos a fim de estimular a participação da juventude.
Proposta
24 nov
Promover associações ligadas a movimentos culturais e artísticos a fim de estimular a participação da juventude.
Proposta
24 nov
Fortalecer as entidades parceiras e suas ações, bem como promover a união entre as entidades.
Proposta
24 nov
"Fornecer à comunidade o conhecimento sobre o PIRF e construir conjuntamente instrumentos de acompanhamento e avaliação de cada etapa do plano."
Proposta
24 nov
Propor formação continuada de sujeitos sociais na perspectiva do desenvolvimento humano e comunitário.
Proposta
24 nov
Elaborar programas de formação humana e profissional.
Proposta
24 nov
Fortalecer os projetos sociais que desenvolvam atividades educativas já existentes na comunidade.
Proposta
24 nov
Desenvolver ações socioeducativas de cunho sustentável.
Proposta
24 nov
Construir relações de pertença com o novo lugar, desenvolver o aprendizado sobre o sentido de coletividade e de comunidade, bem como aprender sobre os desafios da nova moradia e sobre o uso dos equipamentos internos e das áreas externas do condomínio que precisam ser observados.
Proposta
24 nov
Construir entre as diversas associações comunitárias do Lagamar e as instituições parceiras uma cultura consciente de suas responsabilidades no tocante à separação e à reciclagem de resíduos sólidos, bem como à correta utilização das unidades sanitárias e da rede de esgoto perante as transformações e a manutenção das obras constituídas.
Proposta
24 nov
Fortalecer ideias e iniciativas que promovam maior articulação das organizações comunitárias do Lagamar com as instituições sociais capazes de promover ações de desenvolvimento e educação ambiental.
Proposta
24 nov
Promover intercâmbios entre as associações e lideranças, que permitam o conhecimento amplo dos trabalhos realizados por eles, contribuindo para formar uma identidade comunitária capaz de representar a comunidade do Lagamar.
Proposta
24 nov
Realização de fóruns e rodas de conversas para discutir, acompanhar, avaliar e criar estratégias para viabilizar a participação popular em todas as etapas do PIRF (pré-obras, obras e pós-obras).
Proposta
24 nov
Promoção da articulação do Conselho Gestor com os diversos segmentos da comunidade.
Proposta
24 nov
Manter o trabalho técnico e social durante a pré-obra, obra e pós-obra.
Proposta
24 nov
Criar metodologia que abranja a mobilização comunitária para o aprendizado da gestão compartilhada.
Proposta
24 nov
Difundir o Crediamigo com o intuito de ampliar o número de financiamentos de pequenos negócios, com a finalidade de promover o investimento de capital no empreendedorismo local e com isso aumentar as chances de crescimento destes empreendimentos.
Proposta
24 nov
Desenvolver ações operacionais gerais de cada etapa (pré-obra, obra, pós-obra).
Proposta
24 nov
Atualização do geoprocessamento do território das ZEIS. Trata-se do levantamento detalhado de informações especiais referentes aos lotes residenciais no território das ZEIS, com o uso dos materiais provenientes do sensoriamento remoto disponível nos órgãos públicos municipais. O reconhecimento dos lotes residenciais de forma atualizada, por meio do geoprocessamento das informações espaciais remotas, permite a identificação dos aspectos territoriais mais relevantes para a classificação de situações de restrição para o processo de legalização da posse em seus diversos instrumentos legais, administrativos e jurídicos.
Proposta
24 nov
Reconhecimento de aspectos territoriais especiais relevantes, sobretudo aqueles que apresentam situações cujas medidas de intervenção de caráter ambiental e urbanístico, específico e minucioso, são exigidas. Tais situações apontarão a necessidade de instrumentos administrativos e jurídicos especiais no que se refere à legalização da posse dos imóveis residenciais das famílias. Como exemplo, há situações que exigirão a realocação temporária das famílias, a fim de possibilitar a produção habitacional adequada, de modo a garantir a habitação segura aos demandantes.
Proposta
24 nov
Planejamento do cadastro socioeconômico e fundiário das famílias e seus imóveis residenciais. O sistema de informação geográfica e a representação espacial dos lotes residenciais produzidos na elaboração do plano específico de regularização fundiária devem subsidiar, após a atualização do geoprocessamento, o plano de ação referente ao cadastro socioeconômico e fundiário das famílias e seus imóveis, a ser realizado em campo, com visita técnica a cada imóvel objeto de regularização fundiária.
Proposta
24 nov
Sistema de informação geográfica com todas as informações referentes aos lotes residenciais, matrículas dos imóveis e condições urbanísticas e ambientais. A produção formal e oficial desse SIG tem como objetivo integrar todas as informações espaciais referentes ao território das ZEIS em uma base oficial, manipulável, com atualização periódica, administrada por órgão municipal de planejamento, com anuência dos conselhos gestores, além de ser assessorada pelas instituições técnicas e científicas parceiras.
Proposta
24 nov
Informações cartoriais, como sistema de informação geográfica e banco de dados específico dos dados cartorários, com atualização constante, referentes ao registro e matrículas dos imóveis no território das ZEIS. O objetivo é eliminar todos os vazios cadastrais e identificar todos os domínios e propriedades formais dos imóveis nas ZEIS.
Proposta
24 nov
Identificação de todos os conflitos fundiários urbanos por meio da pesquisa territorial em campo, nos registros do sistema judiciário e nos registros públicos municipais. Tal medida significa um detalhamento das situações especiais a serem identificadas em cada território, com desenvolvimento de metodologia de coleta de dados específica para essa ação. Os conflitos fundiários urbanos refletem diretamente na aplicação dos instrumentos de legalização da posse, estando necessário o desenvolvimento de medidas especiais para resolução dos conflitos e regularização da situação dos imóveis em litígio.
Proposta
24 nov
Monitoramento das situações de risco de desastres ambientais e tecnológicos por meio dos registros oficiais e dos estudos técnico-científicos relacionados ao assunto. O monitoramento objetiva identificar a abrangência espacial das situações problemáticas para a definição de áreas de risco que implicam restrição para regularização fundiária plena de lotes residenciais localizados nos setores expostos e vulneráveis.
Proposta
24 nov
Incentivar a formalização de pequenos negócios das comunidades para viabilizar o crescimento de empreendimentos e promover a criação de ofertas de empregos formais nas regiões.
Proposta
24 nov
Ofertar cursos de educação financeira para empreendedores das regiões, através das instituições do sistema S, com foco na ascensão da saúde financeira desses empreendimentos, promovendo o crescimento e a sobrevivência dos negócios locais.
Proposta
24 nov
Ofertar palestras do SINE-IDT com o intuito de promover a educação de moradores da ZEIS para o uso do aplicativo SINE-FÁCIL, reduzindo os custos de deslocamento até as unidades do SINE, em busca de empregos, já que pelo aplicativo a população pode se candidatar às vagas e acompanhar as ofertas de empregos atuais.
Proposta
24 nov
Levantamento das necessidades de força de trabalho local e do perfil de jovens ingressantes no mercado de trabalho para ofertas de cursos profissionalizantes que atendam a essa demanda.
Proposta
24 nov
Atuação de unidades móveis do SENAI com ofertas de cursos profissionalizantes na localidade da ZEIS.
Proposta
24 nov
Focar no empreendedorismo local com distribuição de kits básicos de matérias primas para novos empreendedores que tenham realizado cursos e elaborado propostas de seus empreendimentos.
Proposta
24 nov
Realização de ações motivacionais para jovens, no intuito de mantê-los assíduos nos cursos ofertados, com a finalidade de concluir a formação de novos profissionais para o mercado.
Proposta
24 nov
Focar na capacitação de jovens moradores da ZEIS para o empreendedorismo, criando oportunidade de negócios que atendam às demandas do mercado atual, com baixo custo fixo e amplo uso de tecnologias.
Proposta
24 nov
Promover a criação de cooperativas e associações empreendedoras por jovens que tenham como foco o suprimento de demandas sociais locais e a sustentabilidade.
Proposta
24 nov
Desenvolver parcerias com as unidades do sistema S e o Banco do Nordeste (BNB) em busca de apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento dos negócios locais.
Proposta
24 nov
Promover o desenvolvimento de uma cultura local, que tenha como base a valorização social, educacional e ambiental, através da criação de projetos sociais idealizados pelos moradores da ZEIS.
Proposta
24 nov
Criação de um ambiente de capacitação para cozinheiros e garçons para prepará-los para o mercado e ajudar os restaurantes a encontrar profissionais que não precisem de um longo treinamento.
Proposta
24 nov
Criação de uma plataforma que reúna todos os prestadores de serviços da comunidade para identificar onde e de quem comprar, sem a necessidade de sair da comunidade.
Proposta
24 nov
Expansão para fora da comunidade das vendas da Feira de produtos orgânicos ali existente, criando mídias de divulgação e serviços de entrega (delivery) para que as pessoas possam comprar e receber em sua própria casa os produtos orgânicos ali produzidos.
Proposta
24 nov
Apoio ao ensino da profissão de costureira ou, até mesmo, ajuda para que elas aprimorem suas técnicas.
Proposta
24 nov
Implantação de ideias de delivery dentro da comunidade para ajudar os comerciantes locais a vender mais e dar visibilidade aos negócios que existem na localidade.
Proposta
24 nov
Criação de um projeto que ajude a tirar os jovens da ociosidade com o intuito de afastá-los da marginalidade, além de dar uma perspectiva para esses jovens com capacitações.
Proposta
24 nov
Criação de uma plataforma na qual as pessoas da comunidade possam se conectar com prestadoras de serviços na área de construção civil, assim como pedreiros, pintores, azulejistas, entre outros, permitindo que se pudesse realizar pagamento facilitado para os prestadores desses serviços.
Proposta
24 nov