Criação de uma plataforma digital para que as pessoas possam marcar suas consultas nos postos de saúde do bairro, ou verificar a disponibilidade de medicamentos, evitando o descolamento até um posto para verificar se há a medicação de que necessitam.
Proposta
28 nov
Realização de Gincanas Culturais nas escolas com tarefas voltadas para a identificação das diversas linguagens artísticas produzidas na ZEIS.
Proposta
28 nov
Revitalização do CIP (Centro de Iniciação Profissional) como espaço de formação profissional no campo das artes e da cultura.
Proposta
28 nov
Criação de um Projeto de Formação de Pesquisadores Populares para o resgate da história dos bairros da ZEIS.
Proposta
28 nov
Criação do Fórum Geral da ZEIS do Pirambu, juntamente com o Conselho Gestor da ZEIS, assegurando as representações de todos os segmentos organizados, sob a coordenação da FEMOCOPI25, com o objetivo de promover o acompanhamento e o controle social de todas as obras do PIRF (nas etapas de pré-contratação, pré-obras, obras e pós-obras) e das demais políticas para a ZEIS.
Proposta
28 nov
Criação pelo Fórum Geral da ZEIS de Comissões de Acompanhamento das obras do PIRF.
Proposta
28 nov
Criação de organizações representativas dos moradores dos condomínios verticais da ZEIS, visando a assegurar o seu funcionamento, conforme os objetivos, legislação e normas de convivência coletiva.
Proposta
28 nov
Realização de consultas e audiências públicas para acompanhamento das obras do PIRF na ZEIS.
Proposta
28 nov
Realização de mutirões com participação das associações comunitárias e apoio do poder público, para regularização da documentação das associações.
Proposta
28 nov
Elaboração e divulgação de um mapeamento dos projetos sociais desenvolvidos pelas organizações comunitárias da ZEIS.
Proposta
28 nov
Abertura do CEPID para reuniões e eventos da comunidade.
Proposta
28 nov
Fortalecimento dos movimentos comunitários da ZEIS nas redes sociais.
Proposta
28 nov
Representação dos grupos e coletivos de mulheres no Fórum Geral da ZEIS do Pirambu, por meio da Rede de Mulheres da ZEIS
Proposta
28 nov
Criação da Rede de Mulheres da ZEIS, que articule todas as organizações de mulheres na ZEIS, com o objetivo de facilitar a discussão e o acompanhamento das políticas e dos projetos específicos para as mulheres no PIRF.
Proposta
28 nov
Criação de uma Comissão de Mulheres para acompanhamento das obras e das propostas das mulheres no PIRF.
Proposta
28 nov
Articulação de audiências públicas com os órgãos municipais e estaduais para discutir as políticas para as mulheres na ZEIS.
Proposta
28 nov
Garantia de espaços físicos para a realização de atividades dos grupos e coletivos de mulheres.
Proposta
28 nov
Uso de sites e redes sociais para informar sobre os direitos das mulheres na ZEIS.
Proposta
28 nov
Representação dos artistas e grupos culturais no Fórum Geral da ZEIS do Pirambu.
Proposta
28 nov
Realização de um Encontro Anual de Cultura para a discussão das políticas e dos projetos culturais na ZEIS.
Proposta
28 nov
Realização anual do Festival das Artes da ZEIS.
Proposta
28 nov
Reforma e revitalização do Centro Social Urbano (CSU) Governador Virgílio Távora, do Cristo Redentor, como espaço para realização de atividades socioculturais.
Proposta
28 nov
Criação do Grupo de Agentes Culturais nas diversas linguagens para articular os artistas locais com o poder público e facilitar a sua participação em editais na ZEIS.
Proposta
28 nov
Revitalização do Centro Popular de Documentação do Pirambu – CPDOC.
Proposta
28 nov
Criação de um Grupo de mídia social dos artistas e grupos culturais da ZEIS.
Proposta
28 nov
Valorização dos “Points Culturais” da ZEIS.
Proposta
28 nov
Representação dos grupos e coletivos de jovens no Fórum Geral da ZEIS do Pirambu.
Proposta
28 nov
Criação de editais específicos para financiar as organizações de jovens das ZEIS, nas áreas de esporte, cultura e lazer.
Proposta
28 nov
Criação e manutenção de sites e redes sociais pelos próprios jovens para informar sobre o PIRF.
Proposta
28 nov
Criação de aplicativos sobre os direitos de crianças, jovens, mulheres e trabalhadores da ZEIS.
Proposta
28 nov
Garantia do direito à vida dos jovens, para que possam circular nos espaços públicos dos territórios da ZEIS.
Proposta
28 nov
Contratação de profissionais, com capacitação em redução de danos, mediação de conflitos e socioeducação para atuarem nos espaços de maior tensão social identificados pelos jovens.
Proposta
28 nov
Fortalecimento da intersetorialidade das políticas públicas voltadas para os jovens na ZEIS.
Proposta
28 nov
Encontros de integração entre as políticas públicas de educação, saúde e assistência com a comunidade.
Proposta
28 nov
Garantia da equidade na distribuição dos equipamentos educacionais na ZEIS.
Proposta
28 nov
Fortalecimento da participação da comunidade nos conselhos de políticas públicas de educação, saúde e assistência social da ZEIS.
Proposta
28 nov
Integração dos conselheiros de políticas públicas da ZEIS (educação, saúde e assistência social) com os movimentos sociais da cidade.
Proposta
28 nov
Divulgação ampliada do edital e do período de eleição dos conselheiros de saúde na ZEIS.
Proposta
28 nov
Socialização de informações sobre as políticas e os serviços de saúde e assistência social para a população.
Proposta
28 nov
Promoção de debates, palestras e rodas de conversas nas escolas públicas e comunidade para incentivar a formação de novas lideranças.
Proposta
28 nov
Criação de um Componente de Educação Ambiental e Sanitária do PIRF, com o objetivo de incentivar práticas de cuidado com o meio ambiente e com as obras e os equipamentos de uso coletivo implantados pelo PIRF.
Proposta
28 nov
Criação de um Programa de Educação, com o objetivo de capacitar as lideranças e organizações comunitárias da ZEIS para o exercício do controle social das políticas públicas.
Proposta
28 nov
Realização de capacitação das lideranças representativas dos condomínios verticalizados sobre a organização, o funcionamento, a legislação e as normas de convivência coletiva.
Proposta
28 nov
Criação de um Programa Educativo de formação política para os grupos e coletivos de mulheres sobre os direitos das mulheres e a política de enfrentamento à violência contra as mulheres na ZEIS.
Proposta
28 nov
Promoção de oficinas e rodas de conversa pelos grupos e coletivos de mulheres para discussão sobre os direitos humanos das mulheres, a violência urbana, a violência contra as mulheres, o racismo e a discriminação de gênero, nas associações de moradores, escolas, igrejas e outros espaços.
Proposta
28 nov
Realização de capacitações sobre empreendedorismo, gestão financeira e recursos humanos para os grupos e coletivos de mulheres empreendedoras.
Proposta
28 nov
Promoção de cursos profissionalizantes, com o objetivo de assegurar a autonomia econômica das mulheres da ZEIS.
Proposta
28 nov
Realização de capacitações em direitos humanos para os profissionais das políticas de segurança pública que atuam nos territórios da ZEIS, visando assegurar abordagens policiais não violentas aos jovens.
Proposta
28 nov
Promoção de cursos profissionalizantes em produção de eventos, turismo, esporte, cultura e lazer para os jovens.
Proposta
28 nov
Realização de oficinas de formação de jovens protagonistas para o fortalecimento dos grupos e coletivos de jovens da ZEIS.
Proposta
28 nov
Promoção de cursos para os artistas e grupos culturais da ZEIS sobre elaboração de projetos culturais e captação de financiamentos com base na política de editais.
Proposta
28 nov
Realização de oficinas de formação cultural para a comunidade, ministradas por artistas locais, nas seguintes linguagens: teatro, música, poesia, cinema, literatura e audiovisual.
Proposta
28 nov
Realização de cursos profissionalizantes sobre as diversas linguagens artísticas na ZEIS.
Proposta
28 nov
Promoção de formação qualificada em políticas públicas de educação, saúde e assistência social para conselheiros das políticas e lideranças comunitárias.
Proposta
28 nov
Realização de capacitação para as comissões eleitorais dos conselhos de políticas públicas (educação, saúde e assistência social) sobre o processo democrático das eleições.
Proposta
28 nov
Articulação entre os governos municipal, estadual e o Conselho Gestor da ZEIS do Pirambu, para o cumprimento e a prestação de contas do PIRF, assegurando as respostas às reivindicações da comunidade.
Proposta
28 nov
Parceria entre o Conselho Gestor, a FEMOCOPI e a SOCRELP, com a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos, e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, para criação do Centro de Referência em Reciclagem de Resíduos Sólidos, vinculado à SOCRELP, para promoção de cursos, produção e venda de papéis, envelopes e pastas reciclados.
Proposta
28 nov
Parcerias entre o Conselho Gestor, a FEMOCOPI e as Universidades para assessoria técnica à gestão das associações de moradores.
Proposta
28 nov
Parcerias entre o Conselho Gestor, a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) e as Universidades para fomentar o desenvolvimento social da comunidade, por meio de projetos de geração de emprego e renda.
Proposta
28 nov
Parceria entre o Conselho Gestor, a Secretaria das Cidades e o IPLANFOR para o apoio financeiro aos representantes das comunidades no Conselho Gestor da ZEIS, assegurando a cobertura das despesas de deslocamento para participação nas reuniões e mobilizações.
Proposta
28 nov
Parceria entre o Conselho Gestor, a FEMOCOPI, Secretaria Estadual de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS),a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS)para a criação de editais específicos de financiamento da infraestrutura e legalização das associações na ZEIS.
Proposta
28 nov
Fortalecimento das parcerias entre as instituições, associações e grupos que desenvolvem projetos sociais na ZEIS.
Proposta
28 nov
Parceria entre o Conselho Gestor, a FEMOCOPI e o CUCA da Barra do Ceará para a criação de artes eletrônicas sobre o PIRF.
Proposta
28 nov
Parcerias entre o Conselho Gestor, as organizações de pescadores (Associações de pescadores e Colônia de Pescadores Z-8), a Secretaria Estadual de Agricultura, Pesca e Aquicultura, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Turismo e a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, para a promoção de Torneios de Pesca Artesanal na ZEIS.
Proposta
28 nov
Parcerias entre o Conselho Gestor, a FEMOCOPI e as Secretarias Municipal e Estadual de Cultura para a Revitalização do CIP (Centro de Iniciação Profissional) no Pirambu, como espaço de formação profissional para jovens nas diversas linguagens artísticas.
Proposta
28 nov
Parcerias entre o Conselho Gestor, a FEMOCOPI e as Secretarias Estaduais e Municipais de Assistência Social, as Secretarias Estaduais e Municipais de Infraestrutura para a Reforma e Revitalização do CSU (Centro Social Urbano Governador Virgílio Távora), como espaço para funcionamento do CRAS e para o desenvolvimento de atividades socioculturais da comunidade.
Proposta
28 nov
Articulações entre a FEMOCOPI, os grupos e coletivos de mulheres, a Casa da Mulher Brasileira e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social para a melhoria dos serviços da Rede Municipal de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência na ZEIS.
Proposta
28 nov
Articulações entre o Conselho Gestor, a FEMOCOPI, as associações comunitárias da ZEIS e a Secretaria Municipal de Educação para a construção de creches, conforme as demandas das mulheres do Pirambu, Cristo Redentor e Barra do Ceará.
Proposta
28 nov
Articulações entre o Conselho Gestor, a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) para o apoio técnico e financeiro aos grupos de mulheres empreendedoras na ZEIS.
Proposta
28 nov
Articulações entre o Conselho Gestor, os Conselhos de Saúde da Região I e locais, e as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde para assegurar o atendimento especializado às mulheres nos postos de saúde da ZEIS (ginecologistas, obstetras, remédios, exames e vacinas).
Proposta
28 nov
Parceria entre o Projeto 4 Varas e a Rede de Saúde Mental (CAPS) para o acolhimento humanizado às mães que perderam seus filhos para a violência.
Proposta
28 nov
Reinstalação do CAPS no Pirambu.
Proposta
28 nov
Parceria entre o Conselho Gestor, a FEMOCOPI e o CUCA da Barra para a promoção de oficinas de criação de materiais educativos e artes eletrônicas sobre os usos dos novos empreendimentos do PIRF.
Proposta
28 nov
Articulação de parcerias entre o Conselho Gestor, a FEMOCOPI, a Rede de Atendimento em Saúde Mental e as instituições de assistência social, que atuam no território da ZEIS, para criação de espaços de cuidado e acolhimento psicossocial aos jovens.
Proposta
28 nov
Parcerias entre o Conselho Gestor, a FEMOCOPI e as Secretarias Estaduais e Municipais de Segurança Pública e de Direitos Humanos para a garantia de segurança pública com foco nos direitos humanos em todas as atividades organizadas pelos coletivos de jovens nos territórios da ZEIS.
Proposta
28 nov
Parcerias entre o Conselho Gestor, a FEMOCOPI e as Secretarias Estadual e Municipal de Cultura para a criação de editais diferenciados, contemplando as produções artísticas e culturais da ZEIS.
Proposta
28 nov
Parcerias entre o Conselho Gestor, a FEMOCOPI, os grupos de artistas locais, o CUCA da Barra e as Secretarias Estadual e Municipal de Cultura, para a realização de oficinas de formação artística para a comunidade nas diferentes linguagens.
Proposta
28 nov
Parcerias entre o Conselho Gestor, a FEMOCOPI e a UECE para a viabilização de projetos de extensão artística na ZEIS.
Proposta
28 nov
Articulação dos artistas e grupos culturais por meio das redes sociais.
Proposta
28 nov
Parcerias entre o Conselho Gestor, a FEMOCOPI, o SECAI e as Secretarias Estadual e Municipal de Cultura para o apoio financeiro às quadrilhas juninas e aos blocos carnavalescos da ZEIS.
Proposta
28 nov
Articulação dos artistas da ZEIS Pirambu com artistas e grupos culturais das demais ZEIS.
Proposta
28 nov
Parcerias entre o Conselho Gestor e os conselheiros de saúde, representantes dos usuários e do poder público, para o acompanhamento das propostas da área de saúde e saneamento no PIRF.
Proposta
28 nov
Articulação entre o Conselho Gestor, a Secretaria Estadual de Educação e as escolas de ensino médio da ZEIS para facilitar o acesso dos alunos aos programas de jovens aprendizes e primeiro emprego.
Proposta
28 nov
Articulações entre as escolas públicas e os artistas da ZEIS, para a promoção de saraus e atividades culturais.
Proposta
28 nov
Articulações entre as associações comunitárias, os CRAS, CREAS, Ministério Público, Conselhos Tutelares, Conselhos das políticas públicas (educação, saúde e assistência social) para promover debates e encaminhar demandas sobre os direitos das crianças e adolescentes na ZEIS.
Proposta
28 nov
Parceria entre o Conselho Gestor, a Associação das Pessoas com Deficiência do Pirambu, a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania e Mulheres do Estado, o CRAS e o CEPID, para a realização de um censo das pessoas com deficiência da ZEIS, a fim de subsidiar a elaboração de políticas públicas específicas para a inclusão social desse segmento.
Proposta
28 nov
Parceria entre o Conselho Gestor e a FEMOCOPI, para a divulgação das ações do PIRF na comunidade.
Em andamento
28 nov
Parceria entre o Conselho Gestor, a FEMOCOPI, a Secretaria das Cidades e as Secretarias Estadual e Municipal de Cultura para: Fortalecimento do Projeto Pirambu News, com a criação do Jornal impresso e da Web TV; Fortalecimento do Jornal da Barra do Ceará; Criação de um Jornal sobre os direitos das mulheres e dos jovens.
Proposta
28 nov
Conclusão da reforma do Centro de Saúde Guiomar Arruda.
Proposta
28 nov
Ampliação do número de agentes de saúde na ZEIS e equidade na sua distribuição.
Proposta
28 nov
Planejamento, Organização e Funcionamento dos Serviços Públicos de Assistência Social na ZEIS.
Proposta
28 nov
Planejamento, Organização e Funcionamento dos Serviços Públicos de Educação na ZEIS.
Em andamento
28 nov
Arborização do Calçadão do Vila do Mar.
Proposta
28 nov
Revisão e manutenção do Sistema de Saneamento básico da ZEIS, assegurando a ligação de todos os imóveis.
Proposta
28 nov
Ampliação do Sistema de Saneamento Básico, contemplando as demandas das famílias não beneficiadas, como é o caso da Travessa dos Pombos com Rua da República.
Proposta
28 nov
Regularização da situação das 40 famílias que perderam suas casas e não receberam novas moradias na Cacimba dos Pombos.
Proposta
28 nov
Parcerias para realização de projetos de melhorias habitacionais na ZEIS.
Proposta
28 nov
Projeto de Urbanização do Morro Santiago.
Proposta
28 nov
Parcerias entre o Conselho Gestor, a Secretaria das Cidades e Secretaria Estadual de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, para construção de quiosques no calçadão do Vila do Mar, para exposição e venda dos artesanatos produzidos pelos artesãos da ZEIS.
Proposta
28 nov
Promover a criação de cooperativas e associações empreendedoras, por jovens, que tenham como foco o suprimento de demandas sociais locais e a sustentabilidade.
Proposta
28 nov
Parcerias entre o Conselho Gestor, a FEMOCOPI, a Secretaria Estadual de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) para a criação de um Restaurante Popular no Pirambu.
Proposta
28 nov
Parcerias entre o Conselho Gestor, a Associação de Surf do Pirambu e Adjacências, a SDHDS, as Coordenadorias de Juventudes, a empresa D’COFIBRAS e/ou outras empresas especializadas, para a criação de empreendimentos na área de produção de pranchas de surf, para geração de trabalho e renda para os grupos de jovens surfistas da ZEIS.
Proposta
28 nov
Garantia de segurança nas escolas, incluindo trânsito, guarda municipal e redutor de velocidade.
Proposta
28 nov
Garantia de segurança na praia nos horários de partida e chegada dos pescadores.
Proposta
28 nov
Segurança para todas as atividades culturais realizadas em espaços públicos.
Proposta
28 nov
Exercício da segurança pública sem violência policial.
Proposta
28 nov
Garantia de segurança pública, com foco nos direitos humanos, em todas as atividades organizadas pelos coletivos de jovens nos territórios da ZEIS.
Proposta
28 nov
Melhorar as condições de acessibilidade e ‘caminhabilidade’ nas vias do território.
Proposta
28 nov
Fornecer melhores condições de ordenamento de fluxo viário dentro da ZEIS Pirambu, criando melhores condições de integração de modais diversos.
Proposta
28 nov
Conectar socioespacialmente a ZEIS Pirambu com seu entorno, elaborando uma hierarquização viária compatível com o contexto o território.
Proposta
28 nov
Impelir a redução e/ou mitigação da degradação ambiental e dos impactos negativos, ocasionados pelo uso e ocupação urbana sem controle.
Proposta
28 nov
Propiciar um convívio mais harmônico e sustentável entre os moradores da ZEIS Pirambu e o meio ambiente.
Proposta
28 nov
Estruturar e (re)qualificar espaços livres remanescentes na ZEIS Pirambu para propiciar o uso público, com prioridade para a escala local.
Proposta
28 nov
Potencializar a percepção da praça e da rua como extensão da moradia, locais de encontro cotidiano e do coletivo.
Proposta
28 nov
Promover condições para a garantia da propriedade da moradia à população residente na ZEIS.
Proposta
28 nov
Contribuir para a integração socioespacial da ZEIS com seu entorno, bem como instituir ações que permitam a permanência frente à ação do mercado imobiliário à população residente na ZEIS.
Proposta
28 nov
Colaborar para melhoria das condições de precariedade habitacional existentes no território da ZEIS.
Proposta
28 nov
Fazer cumprir, nos termos da Constituição Federal de 1988, da Lei do Estatuto da Cidade e da Lei do Plano Diretor de 2009, a função social da propriedade no território da ZEIS e no raio de entorno de 3 km estipulado para o mapeado dos vazios urbanos.
Proposta
28 nov
Ampliar a rede de equipamentos sociais, de acordo com as demandas detectadas no processo de elaboração do PIRF.
Proposta
28 nov
Reconhecimento de aspectos territoriais especiais relevantes, sobretudo aqueles que apresentam situações que exigem medidas de intervenção de carácter ambiental e 114 urbanístico, específicas e minuciosas. Tais situações vão apontar a necessidade de instrumentos administrativos e jurídicos especiais, no que se refere à legalização da posse dos imóveis residenciais das famílias. Por exemplo, situações que exigirão a realocação temporária das famílias, para possibilitar a produção habitacional adequada, para garantir a habitação segura aos demandantes.
Proposta
28 nov
Reconhecimento de aspectos territoriais especiais relevantes, sobretudo aqueles que apresentam situações que exigem medidas de intervenção de carácter ambiental e 114 urbanístico, específicas e minuciosas. Tais situações vão apontar a necessidade de instrumentos administrativos e jurídicos especiais, no que se refere à legalização da posse dos imóveis residenciais das famílias. Por exemplo, situações que exigirão a realocação temporária das famílias, para possibilitar a produção habitacional adequada, para garantir a habitação segura aos demandantes.
Proposta
28 nov
Sistema de informação geográfica como todas as informações referentes aos lotes residenciais, matrículas dos imóveis, condições urbanísticas e ambientais. A produção formal e oficial desse SIG tem como objetivo integrar todas as informações espaciais referentes ao território das ZEIS em uma base oficial, manipulável, com atualização periódica, administrada por órgão municipal de planejamento, com anuência dos conselhos gestores e assessorada pelas instituições técnicas e científicas parceiras.
Proposta
28 nov
Informações cartoriais: sistema de informação geográfica e banco de dados específico dos dados cartorários, com atualização constante, referentes ao registro e matrículas dos imóveis no território das ZEIS. O objetivo é eliminar todos os vazios cadastrais e identificar todos os domínios e propriedades formais dos imóveis nas ZEIS.
Proposta
28 nov
Identificação de todos os conflitos fundiários urbanos através da pesquisa territorial em campo, nos registros do sistema judiciário e nos registros públicos municipais. Tal medida significa um detalhamento das situações especiais a serem identificadas em cada território, com desenvolvimento de metodologia de coleta de dados específica para essa ação. Os conflitos fundiários urbanos refletem diretamente na aplicação dos instrumentos de legalização da posse, sendo necessário o desenvolvimento de medidas especiais para resolução dos conflitos e regularização da situação dos imóveis em litígio.
Proposta
28 nov
Atualização do geoprocessamento do território das ZEIS: trata-se do levantamento detalhado de informações especiais referentes aos lotes residenciais no território das ZEIS, com o uso dos materiais provenientes do sensoriamento remoto disponível nos órgãos públicos municipais. O reconhecimento dos lotes residenciais de forma atualizada, por meio do geoprocessamento das informações espaciais remotas, permite a identificação dos aspectos territoriais mais relevantes para a classificação de situações de restrição para o processo de legalização da posse em seus diversos instrumentos legais, administrativos e jurídicos.
Proposta
28 nov
Monitoramento das situações de risco de desastres ambientais e tecnológicos, através dos registros oficiais e dos estudos técnico-científicos relacionados ao assunto. O monitoramento objetiva identificar a abrangência espacial das situações problemáticas para a definição de áreas de risco, que implicam restrição para regularização fundiária plena de lotes residenciais localizados nos setores expostos e vulneráveis.
Proposta
28 nov
Melhoria no acesso à informação, indicado que a Prefeitura de Fortaleza, através do seu Instituto de Planejamento, crie uma ferramenta de Geodados Fundiários para a cidade de Fortaleza, congregando informações pertinentes ao processo de Reurb-S, permitindo coletas remotas de informações nos mais diversos bancos de dados da esfera pública da gestão territorial de Fortaleza.
Proposta
28 nov
Incentivar a formalização de pequenos negócios das comunidades para viabilizar o crescimento de empreendimentos e promover a criação de ofertas de empregos formais nas regiões.
Proposta
28 nov
Ofertar cursos de educação financeira para empreendedores das regiões, através das instituições do sistema S, com foco na ascensão da saúde financeira desses empreendimentos, promovendo o crescimento e a sobrevivência dos negócios locais.
Proposta
28 nov
Ofertar palestras do SINE-IDT com o intuito de promover a educação de moradores da ZEIS para o uso do aplicativo SINE-FÁCIL, reduzindo os custos de deslocamentos de moradores da região até as unidades do SINE, em busca de emprego, já que pelo aplicativo a população pode se candidatar às vagas e acompanhar as ofertas de empregos atuais.
Proposta
28 nov
Levantamento das necessidades de força de trabalho local e do perfil de jovens ingressantes no mercado de trabalho para ofertas de cursos profissionalizantes que atendam a essa demanda.
Proposta
28 nov
Atuação de unidades móveis do SENAI com ofertas de cursos profissionalizantes na localidade da ZEIS.
Proposta
28 nov
Focar no empreendedorismo local com distribuição de Kits básicos de matérias-primas para novos empreendedores que tenham realizado cursos e elaborado propostas de seus empreendimentos.
Proposta
28 nov
Elaboração de um inventário dos artistas e grupos culturais da ZEIS, com a participação dos artistas locais.
Proposta
28 nov
Focar na capacitação de jovens moradores das ZEIS para o empreendedorismo, criando oportunidade de negócios que atendam às demandas do mercado atual, com baixo custo fixo e amplo uso de tecnologias.
Proposta
28 nov
Desenvolver parcerias com as unidades do sistema S (SENAI, SENAC, SEBRAE) e o Banco do Nordeste (BNB) em busca de apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento dos negócios locais.
Proposta
28 nov
Promover o desenvolvimento de uma cultura local, que tenha como base a valorização social, educacional e ambiental, através da criação de projetos sociais idealizados pelos moradores da ZEIS.
Proposta
28 nov
Difundir o Crediamigo com o intuito de ampliar o número de financiamentos de pequenos negócios, com a finalidade de promover o investimento de capital no empreendedorismo local e com isso aumentar as chances de crescimento desses empreendimentos.
Proposta
28 nov
Criação de rede na qual as pessoas informariam sobre os crimes verificados, permitindo identificar no mapa os lugares perigosos, para que sejam evitados em dias ou horários específicos. O mapa deveria ser colorido de acordo com o tipo de crimes ocorridos. Com isso, os serviços de segurança pública poderiam também ver onde a atuação vem falhando, permitindo usar estratégias para diminuir o número de crimes naquelas regiões.
Proposta
28 nov
Criação de um aplicativo para denúncias de crimes de forma totalmente anônima, para que as pessoas tenham segurança de que a denúncia será feita e não tenham medo de ser identificadas e sofrer repressão por denunciar.
Proposta
28 nov
Realização de ações motivacionais para jovens, no intuito de mantê-los assíduos nos cursos ofertados, com a finalidade de concluir a formação de novos profissionais para o mercado.
Proposta
28 nov